quarta-feira, 31 de março de 2010

GRÁFICOS

Antes de fazer o briefing, vamos a alguns gráficos resultantes da consulta que a Turma 2009/020 fez com a comunidade do curso:

1 - Editorial, geral...
De Planejamento Gráfico

2 - Graficamente
De Planejamento Gráfico

3 - Formato
De Planejamento Gráfico

4 - Cores
De Planejamento Gráfico

5 - Cores
De Planejamento Gráfico

6 - Fontes
De Planejamento Gráfico

3 comentários:

  1. Experimentação, Inovação, Modernidade, Objetividade e Funcionalidade foram as palavras que nortearam nossos entrevistados. Através dos desejos dos entrevistados por um jornal clean e inovador e o confrontamento desse desejo com o produto que tinhamos, pudemos observar mais uma vez que nosso jornal ainda precisa de muitas coisas para agradar ao público. Frente a esses desejos não satisfeitos pelo Parauara, devemos acrescentar a aparente falta de repertório dos entrevistados em relação a jornais impressos. Era frequente a confusão frente a critérios como "parte gráfica", que demanda conhecimento de outros jornais para comparação. Isso enfatiza também a necessidade de levar em conta demandas não expressas nas pesquisas, mas que são muito importantes, como o espaço para publicidade em nosso produto, o que enriqueceria muito o produto final.

    ResponderExcluir
  2. Apartir das entrevistas sobre o Parauara era frequente as críticas sobre o formato do impresso, pois a maioria apontou o conteúdo de algumas matérias com uma linguagem de difícil acesso, privilegiando de certa forma uma minoria elitista. Algumas pessoas optaram por recursos ilustrativos (charges, caricaturas) que dariam ao jornal um caráter mais leve e dinâmico. Concordo com o Uriel a respeito da publicididade,visto que os emtrevistados sugeriram a mesma no impresso.

    ResponderExcluir
  3. Por meio da pesquisa aplicada pela turma 2009/020, foi possível constatar claramente o desejo dos entrevistados por um jornal que prime, principalmente, pela inovação, modernidade e experimentação, o que contrastou com as características do Parauara, indicando que o jornal feito pelo curso de Comunicação Social precisa de ajustes. Os entrenistados não foram muito claros nas respostas, ao serem questionados sobre como gostariam que o jornal fosse graficamente. Nesse quesito, os termos
    mais frequentes foram: clean(claro, objetivo, simples, funcional)e inovador, ousado e moderno.Quanto ao formato, a maioria prefere que o jornal seja tablóide, por ser mais fácil de manusear; quanto às cores, há uma predominância por ser colorido, o que tem ligação com modernidade e experimentação; e quanto às fontes, a maioria tem preferência por fontes modernas. Essa característica (modernidade), apareceu em vários quesitos da entrevista, e deve de certa forma nortear o jornal a ser produzido pelo curso.

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem sou eu

Jornalista, designer, professora da UFPA, coordenadora de Cultura da AF de Belém...